A implementação do Projeto BIO19 é uma nova proposta criada nesse momento pandêmico que nos encontramos. Diversas empresas e estabelecimentos infelizmente reduziram ou pararam com suas atividades por conta da exposição social de pessoas, que vem se tornando perigosa. Por conta disso, o BIO19 vem se destacando como um importante aliado das empresas, pois ele visa não apenas a entrega de EPIs e a implantação de medidas, mas para a segurança do empregador é fundamental a documentação de todas as medidas que estão sendo tomadas.
O BIO 19 é um projeto que permitirá diagnosticar sua empresa, criar um plano de ação e desenvolver procedimentos de biossegurança específicos, o que permitirá ao seu negócio receber uma certificação de conformidade. Dentre os segmentos atendidos temos: academias, clubes, comércios, shoppings, bares, restaurantes, condomínios e escolas.
Já se sabe que algumas cidades têm retomado suas atividades por completo, incluindo o retorno das aulas presenciais. Por este motivo o BIO19 torna-se indispensável para que o âmbito escolar seja seguro para todos.
Um exemplo a ser seguido
Um exemplo é o Colégio Motiva, um dos maiores colégios de João Pessoa, que contou com a Ambientec para implantar o projeto BIO19, e assim, gerenciar as devidas seguranças para o retorno presencial. Nesse momento, os cuidados com as saúdes dos trabalhadores e alunos na reabertura é um processo que engloba muita higienização, porém não é apenas o fato de se adquirir EPIs, mas sim a documentação de todas as medidas a serem tomadas.
O BIO19 realizará um diagnóstico in loco, em cada uma das unidades do Motiva, criará um PLANO DE AÇÃO e desenvolverá os PROCEDIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA específicos para que estejam alinhados e preparados para receber a comunidade com devidas proteções à sala de aula.
É bom salientar-se que, através do Projeto BIO19, o Colégio Motiva – assim como demais instituições que passarem pelo processo deste projeto – receberá a CERTIFICAÇÃO de CONFORMIDADE de especialistas em Saúde e Segurança, somente quando houver o cumprimento de tais etapas:
- Elaboração do PLANO DE CONTINGÊNCIA DE RETORNO, baseado na sanitização, que prevê desde o sistema de rodízio presencial dos alunos e professores/colaboradores, até o apoio emocional dos mesmos;
- ADAPTAÇÃO DOS AMBIENTES DA ESCOLA, com orientação dos órgãos competentes em saúde, para: instalação de pias para lavar as mãos, reduzir o número de carteiras nas salas de aula, e assim visando o distanciamento adequado dos professores e alunos no local;
- FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO sobre protocolos de limpeza e proteção à saúde, para todas as pessoas que lá trabalham, direta ou indiretamente.
Através de nossa equipe técnica de Engenheiros de Segurança e Higienistas Ocupacionais, a AMBIENTEC agradece a confiança ao nosso Projeto BIO19, e seguimos almejando abrandar todos os possíveis riscos de contaminação de maneira responsável.